domingo, 7 de junho de 2009

ENTREVISTA AO RECORTADOR JOÃO SALGUEIRO “POSTURAS” DE FOÍOS (SABUGAL):


AFICIONADOS DA MOITA- Bons dias João, primeiro que tudo agradecemos a sua disponiblidade para connosco, e nos ter disponibilizar um pouco do seu tempo para falar connosco.

AFICIONADOS DA MOITA- Caro João pode-nos dizer como nasceu o seu gosto pela festa brava?

João Salgueiro- Nasceu na Raia, desde sempre a ver as capeias com o Forcão também pelos Carnavais de Ciudad Rodrigo(Espanha),mas certamente foi algo que já nasceu comigo, até porque nunca me imfluênciaram antes pelo contrário.

AFICIONADOS DA MOITA- Com que idade começou a aventurar-se nas largadas de toiros?

João Salgueiro- huum!! Mais o menos pelos dez anos, mas antes disso já tinha feito umas aventuras com bezerros e com toiros cheguei uma vez a fugir para dentro de uma praça e chatear um toiro, mas nada de mais até porque logo me tiraram de lá. (risos)



AFICIONADOS DA MOITA- Anteriormente referiu que desde os dez anos de idade que anda nestas andanças, pode-nos dizer à quanto tempo “toureia” nas ruas?

João Salgueiro- Há 7 anos.

AFICIONADOS DA MOITA- Dentro desses 7 anos a recortar nas ruas tem alguma preferência por algum local onde goste mais de recortar?

João Salgueiro- Nem por isso, gosto sim é de um sitio com pouca gente para ter o toiro sozinho mais vezes pra mim, mas é nos Fóios a minha terra pequenina, mas também a maior e melhor todas, porque foi ai que comecei a ver toiros, e a paixao das gentes por eles!!

AFICIONADOS DA MOITA- Para o João qual a ganadaria que mais se destaca nas largadas de toiros?

João Salgueiro- Sem dúvida Murteira Grave

AFICIONADOS DA MOITA- Pode-nos descrever qual a sensaçao quando se está na cara de um toiro?

João Salgueiro- São todas, mas com mais relevancia para a adrenalina, depois a vontade de emfrentar o medo, de enganar o toiro, também a maneira como fico hipnotizado, e esqueço tudo mudando para um plano em que só estou sozinho com o toiro e o que está a volta não conta para nada, e esta última talvez seja a mais relevante porque não é todos os momentos em que só nos conseguimos concentrar com aquilo que estamos a fazer e mais nada.
Mas aquilo que se sente e sempre diferente de cada vez, por isso é algo intimo e muito indiscritivel...

AFICIONADOS DA MOITA- Já alguma vez foi colhido?

João Salgueiro- Já fui colhido várias vezes, a última colhida foi na páscoa a saltar um toiro.



AFICIONADOS DA MOITA- Pode-nos descrever qual a colhida mais grave que sofreu?

João Salgueiro- Com gravidade só uma vez, em que ia saltar um toiro e escorreguei numa poça de lama, já não consegui saltar e levei uma colhida bem feia, que me custou dois meses de muletas por uma lesão na coxa, e um traço de fractura no femur....mas depois da colhida corri mais 4 toiros, e ainda depois de o toiro me colher ainda o peguei e só depois fui ao hospital, o que agravou a lesão.

AFICIONADOS DA MOITA- Uma última pergunta,como descreve actualmente a festa dos toiros nomeadamente em portugal?

João Salgueiro- Penso que a Festa em Portugal esta a regressar, passou se por uma altura em que era mais escassa, mas que até com a maior aposta da TV é cada vez mais divulgada o que é bom e vejo isso como uma boa maneira de despertar a aficion nas pessas, porque ela é grande parte da essencia de ser Português, pois somos um povo feito para resolver os contratempos que nos aparecem pela frente, e que deixar tudo para a última não é um defeito mas sim o nosso sangue toureiro que gosta de fazer as coisas com muita calma e bem templadas.
E já agora não deixo de realçar para o fim que os festejos taurinos de rua devem de ser por minha vontade todos os dias, e muito mais divulgados publicamente, e puxando também pela minha camisola, a capeia arraiana, que é unica na minha região, pela paixão só povo por ela e pela sua beleza deve ser mais mostrada ao mundo.

AFICIONADOS DA MOITA- Mais uma vez agradecemos a disponibilidade e muita sorte para o seu futuro incluindo nas largadas de toiros.

João Salgueiro- "gracias".

Sem comentários: